A ação está sendo realizada no estande do Sebrae Paraná e conta com a presença de 16 representantes de prefeituras e 16 fornecedores
Com o intuito de conectar soluções e promover negócios entre o setor público e iniciativas privadas, estão sendo realizadas rodadas de negócios no estande do Sebrae Paraná no Smart City Expo Curitiba 2022 na quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Ao todo, foram convidadas 16 municípios paranaenses e 16 fornecedores.
Entre as soluções inovadoras apresentadas estão ações de saúde, gestão e sustentabilidade, como o uso de carros elétricos, redução de gastos de água e luz em espaços públicos. Segundo a consultora do Sebrae Paraná, Adriana Kalinowski, o evento busca gerar conhecimento, parcerias e negócios.
“A participação do Sebrae no Smart City é importante para a aproximação das Micro e Pequenas Empresas de tecnológica com as prefeituras do Paraná. Estamos também divulgando o aplicativo Meu Sebrae e o SebraePlace, todos pontos que fazem parte da experiência Sebrae”, diz a consultora.
Nas rodadas de negócios os representantes das prefeituras tiveram a oportunidade de conversar, individualmente, com cada uma das soluções apresentadas no evento. Com 8 fornecedores e 8 prefeituras por dia, foram realizadas reuniões de até 10 minutos para que a empresa tivesse a oportunidade de apresentar o seu produto.
A Smart Moov foi uma das participantes. A empresa criou uma plataforma de soluções de mobilidade inteligente automotiva, que pode atuar em ambientes externos e internos, utilizando matriz de energia limpa e autônoma. A empresa pode atuar em todo tipo de negócio, como cafés, bebidas alcoólicas, fast food e até mesmo servir para transporte logístico.
“Trabalhava como operador de restaurante dentro da Ópera de Arame, em Curitiba, e nós notamos a necessidade de criar uma operação inteligente que chamasse atenção. Foi assim que desenvolvemos o primeiro protótipo, que foi pensado como um ponto de venda. Apresentamos para um produtor de eventos que conhecia e logo notamos que a operação possuía ainda mais potencial”, conta o sócio fundador da empresa, Giuliano Pilagallo.
Sobre a apresentação da proposta de negócio da Smart Moov, a resposta foi positiva. De acordo com o sócio fundador da empresa, Cleber Campos, a expectativa é de que o contato resulto em novas conversas com prefeituras. “Notamos que a nossa solução teve uma boa recepção das prefeituras por ir de encontro a uma necessidade. Por nosso produto ser móvel e ecológico, é possível pensar em trabalhar o transporte de lixo de uma forma diferente”, pontua.
Para o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Leverci Silveira Filho o formato foi prático e dinâmico. “Com a metodologia aplicada pelo Sebrae, tivemos contato com o que há de mais moderno e inovador no sentido de produtos que podem auxiliar as cidades a serem mais inteligentes. Tendo acesso a 28 municípios da RMC, sinto que é necessário replicar ações como essas em outros municípios”, ressalta.
O secretario ainda afirmou que chama atenção o potencial inovador de ações que buscam a economia, agilidade, desburocratização, dinamismo e a otimização de recursos.
Cidades inteligentes e a sociedade
Na quinta-feira (24), o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, participou do painel “Como podemos tornar as promessas de Cidades Inteligentes tangíveis para os cidadãos e suas expectativas?”.
Em sua apresentação, Agostini disse que é preciso pensar na participação e na inclusão das micro e pequenas pmpresas no conceito de cidade inteligente.
“Temos o papel de transformar o empreendedor inovador em um influenciador, para disseminar informações na sociedade. Na elaboração de abordagens, é necessário levar em consideração a sociedade e o desenvolvimento de capacidades de cada um para que possam utilizar da melhor maneira possível as tecnologias. E o Sebrae está disponível para auxiliar nessa jornada”, destacou.
Também estiveram presentes no painel o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a especialista em tecnologia e inovação da ONU Habitat, Livia Schaeffer Nonose, e o gerente de novos negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Tiago Faierstein.
Edição 2022
O primeiro dia do Smart City Curitiba (SCECWB), realizado na Expo Barigui, foi marcado pela temática de apresentar o novo modo de viver após a pandemia, explorando os desafios que as cidades devem vencer para melhorar a vida de seus moradores. A terceira edição do evento contempla duas áreas, sendo uma a exposição aberta ao público e outra um congresso com ingressos pagos – que deve receber 10 mil pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
O período da manhã ainda teve a presença do urbanista de referência internacional, Gil Penalosa, trazendo reflexões sobre o tema “Cidades inteligentes: equitativas e sustentáveis, onde todas as pessoas vivem mais saudáveis ??e felizes” no painel de abertura.
À tarde, foi destaque na programação o lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes, a FP Smart Cities. O movimento tem por finalidade congregar deputados, senadores e instituições públicas e privadas na missão de promover avanços sociais e de cidadania, a partir de soluções tecnológicas, inovadoras e da transformação digital. Com a presença de Alejandra Núñez Aguilar, pesquisadora do Laboratório Nacional de Política Pública da Cidade do México. A palestrante trouxe o olhar de como as políticas públicas ainda carecem de novas maneiras de criar e oferecer serviços públicos, discutindo a tomada de decisões sociais e complexas com base em pontos, como experimentos sociais, métodos qualitativos e dinâmicas de inteligência coletiva.
Fonte: Paraná Agencia Sebrae